Pages

terça-feira, 17 de julho de 2012

E aí, como é que faz Brasil?


Atendo ao apelo da nossa excelentíssima  Professora formada Elizia Cavalcante, resolvi voltar a dar as caras por aqui. O assunto me chamou a atenção hoje quando dava uma lida nas notícias diárias, então resolvi compartilhar aqui com todo mundo (ok, vamos fazer de conta que quatrocentas pessoas leem o Private Joke, certo?). A notícia em questão apresentou-se com a seguinte matéria:

“No ensino superior, 38% dos alunos não sabem ler e escrever plenamente.

Entre os estudantes do ensino superior, 38% não dominam habilidades básicas de leitura e escrita, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e pela ONG Ação Educativa. O indicador reflete o expressivo crescimento de universidades de baixa qualidade.”


Depois quando eu digo, começam a dizer que eu me acho por que sei ler e escrever corretamente, que eu sou chata por que não aguento quem escreve errado, né? Mas isso também me mostra que eu não estou sozinha na minha preocupação com a baixa qualidade da elite intelectual brasileira. Quer dizer, a gente faz piada com algumas pessoas que fazem "eadecom" e não conhecem a dupla dinâmica coerência e coesão e tudo, mas esse assunto é muito sério. Enquanto se torna cada dia mais fácil o acesso ao ensino superior, a qualidade vai sendo negligenciada, o imediatismo da nossa sociedade obriga que as pessoas se preocupem apenas em ter um diploma. Cultura para que? Cultura agora se resume a assistir o Jornal Nacional e compartilhar memes no Facebook, as pessoas que não tem Face são desatualizadas, enfim, a nossa juventude lê Nicholas Sparks e acha que Machado de Assis escreve em outra língua que não é o português. As pessoas chegam ao último semestre da faculdade achando que vai morrer por que tem que escrever uma monografia, e ai a coisa vira um círculo vicioso, por que são estas mesmas pessoa que atuarão no mercado, elas tentarão nos vender coisas, serão nossos médicos, advogados e engenheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário