Pages

terça-feira, 23 de agosto de 2011

FICA A DICA – “O SANTO E A PORCA”


“O santo e a porca” é uma divertida peça teatral do escritor paraibano Ariano Suassuna. A peça foi escrita em 1945 e é um dos maiores sucessos do autor. O enredo gira em torno de Euricão e sua famíla e aborda o tema da avareza.

Euricão é o pai de Margarida e irmão de Benona, é um nordestino, devoto de Santo Antônio, bastante apegado as tradições, conservador e muito zeloso pela honra de sua famíla. Porém seu grande defeito é o amor ao dinheiro. Durante toda a história, sua maior preocupação é evitar que alguém coloque as mão na sua “porca”, que na verdade é um cofrinho onde ele guarda sua pequena fortuna que não está disposto a dividir com ninguém.

Eudoro é amigo de Euricão e durante as negociações de casamento de Eudoro com Benona, acontecem muitas confusões que acabam levando a um outro casamento (não vou contar mais, hahaha!) . Suassuna conduz o enredo de forma muito agradável com um humor característico de suas obras, principalmente por mostrar o modo regional de falar de seus personagens. Depois que lemos não tiramos da cabeça o “bordão” de Euricão: “Ai, a porca, ai, meu Santo Antônio, ai a caristia!”

PS: Vale a pena conferir pra ver que, SIM! os nordestinos sabem escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário