Pages

quinta-feira, 17 de março de 2011

Arena das Dunas: Um Crediário nas Casas Bahia?

E ai povo pobre que não mora na capital, tudo em cima? Estou aqui diretamente da cidade do sol para falar sobre a Copa de 2014, um assunto que muito nos interessa; há alguns dias eu fiquei muito contente ao saber que finalmente o governo do nosso amado RN tinha feito a licitação para contratar a empresa para construir  a Arena das Dunas, de modo que agora Natal não é a sede com as obras mais atrasadas. (chupa São Paulo!! Desculpe! Parei!). Pois muito bem, estou aqui, em Natal, e pego o jornal, Tribuna do Norte, e já na primeira página  leio: "Governo vai pagar mais de R$ 1 bilhão pela Arena [...] embora o valor da obra seja de R$ 400 milhões, bancados pela construtora OAS através de recursos próprios e empréstimos junto ao BNDES, o desembolso dos cofres públicos potiguares para a empresa vai representar, ao término do contrato de 20 anos de concessão, o equivalente a três Arenas. OH!! Eu sei, é muito dinheiro, e o que mais me chamou a atenção foi a forma de pagamento, sério, parece coisa de pobre que compra nas casas Bahias em trezentas vezes; se liga só, serão vinte anos para que o governo do estado pague pela construção do estádio, divididos da seguinte forma:
3 anos de carência.
Nos primeiros 11 anos: prestações mensais de 9 milhões de reais;
Do décimo segundo ano até décimo quarto: 2,7 milhões de reais mensais;
Nos três últimos anos: 90 mil reais por mês.
"Questionado sobre o alto valor das prestações iniciais, Paulo de Tarso Fernandes observou que o Governo fará o pagamento quando já estará usufruindo do crescimento da economia, que virá a partir dos negócios gerados pela Copa do Mundo de 2014. A governadora Rosalba Ciarlini deve autorizar a obra no próximo dia 24, se, o Legislativo aprovar o projeto de oferecer royalties como garantia. 

E saca só as garantias:

Para o emprestimo de R$ 300 milhões junto ao BNDES:
70 milhões em dinheiro depositados em conta especial sendo: (1) R$ 15 milhões depositados com a assinatura da ordem de serviço para a obra; (2) O restante será depositado em 24 parcelas de R$ 2,3 milhões, garantidos pelos royalities se a assembleia aprovar o projeto enviado pelo governo.

Mais de R$ 230 milhões do empréstimo serão garantidos pelos seguintes imóveis e terrenos do Estado: Academia de Policia, Terreno em Capim Macio; Terreno do Centro Administrativo; Oficina da Cida; terreno vizinho à Cida, Terreno do DER, Parque Aristófanes Fernandes, Aeorclube, Terreno na Via Costeira, Sede do BOPE.

Bem, eu estou muito animada com a copa, tenho alguns receios, e tudo, mas gastando tanto dinheiro espero que o estádio fique muito bom. "O deputado Getulio Rego (DEM) destacou a importância da Copa do Mundo para o Rio Grande do Norte e frisou que é preciso votar com urgência o projeto para que os prazos estabelecidos pela FIFA sejam aprovados". Sério? Se Dr. Getulio não diz isso eu nem suspeitaria!

Thanks: Tribuna do Norte, edição de 17 de março de 2011.
É isso ai povo, até a próxima!
@leilaf1f

Nenhum comentário:

Postar um comentário